domingo, 16 de novembro de 2008

Marais & Canal Saint-Martin


O fim de semana foi, como sempre, de passeio! (sim apesar dos boatos que correm em Portugal de que a minha vida é só copos e festa, eu bem trabalho durante a semana :p !!!)
A manhã foi passada na zona do Marais, onde existem vários pontos turísticos engraçados - a place des Vosges (na foto acima, e que segundo o meu guia um pouco exagerado é uma das mais bonitas do mundo), a casa do escritor Victor Hugo, os museus Picasso e Carnavalet e ainda a Rue des Rosiers, no bairro judeu, onde experimentei o típico fallafel (yummy...)

O fallafel é um prato típico do médio oriente - e por isso popular no bairro judeu - que consiste num pão pita recheado com beringela salteada, couve roxa, pepino, cebola, tomate, hummus, molho de iogurte e uma espécie de almôndegas de grão de bico. Parece estranho, mas é mesmo bom! E parece fácil de fazer :)

À tarde aproveitamos para passear um bocadito mais longe e fomos ao canal Saint-Martin, no 10ème arrondissement.

O canal foi aberto em 1825, após Napoleão ter ordenado que se construisse um canal que abastecesse a cidade com água. Com o passar do tempo, passou a ter a função de meio de transporte de mercadorias - e, com a chegada da peste a França, de barreira geográfica do ponto de vista epidémico, pois os doentes eram tratados aqui perto, no Hôpital Saint Louis.
É também conhecido porque na sua margem existe o Hôtel du Nord, que aparece no filme (1938) com o mesmo nome. Nós... lembramo-nos dele por causa das suas pontes, e da Amélie Poulain a atirar pedrinhas ao canal :)

Sem comentários: